“Danado de bom” é o grande vencedor do 20º Cine PE

A 20ª edição do Cine PE chegou ao fim, na noite deste domingo (8), e consagrou o pernambucano “Danado de Bom”, primeiro longa da diretora Deby Brennand, com quatro troféus Calunga: Melhor Filme, Fotografia, Montagem e Edição de Som. O documentário acompanha o Mestre João Silva (1935-2003), grande compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, em uma viagem pelo sertão até sua cidade natal, Arcoverde, em Pernambuco.

O cineasta carioca Luiz Rosemberg Filho, que no festival apresentou o longa “Guerra do Paraguay”, recebeu a Calunga de Prêmio Especial do Júri pelo conjunto de sua obra e contribuição ao cinema nacional. A ficção “Redemunho”, de Marcélia Cartaxo, da Paraíba, ganhou o prêmio de melhor curta nacional. Na competição de curtas pernambucanos, o vencedor foi “Maria”, de Carol Correia.

O júri oficial do Cine PE foi formado por João Batista de Andrade (diretor e produtor – SP), Guilherme Fiuza (diretor e produtor – MG), Angelisa Stein (produtora – RS), Odilon Wagner (ator – SP) e Ingra Liberato (atriz – BA).

PRÊMIO DA CRÍTICA – Composto pelos críticos JoãoNunes, André Dib, Andreia Castro, Marcos Santuário, Renato Hermsdorff e pelo professor de cinema da UFPE Claudio Bezerra, o júri da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) concedeu a Calunga de melhor longa para “Guerra do Paraguay”, de Luiz Rosemberg Filho, e de melhor curta nacional para “Pedro Bruscky”, de Walter Carvalho.

PRÊMIO CANAL BRASIL – Com júri formado pelos jornalistas Maria do Rosário Caetano, Luiz Zanin Oricchio, Fabiano Ristow, Edu Fernandes, Ismaelino Pinto, Orlando Margarido e Julio Cavani, o Prêmio Canal Brasil elegeu como melhor curta “Redemunho”, de Marcélia Cartaxo. Com o objetivo estimular a nova geração de cineastas, o Canal Brasil oferece, nos principais festivais de cinema do país, um troféu e R$ 15 mil para o melhor filme de curta-metragem, que também é exibido em sua grade de programação.

CINE PE fecha ciclo de coletivas

A manhã desta segunda (3) foi de sabatina para os diretores Fernando Gutiérrez, de José, Aline Van der Linden, de Entre Andares, e Felipe Arrojo Poroger, de Aqueles Anos em Dezembro. Os cineastas participaram da última coletiva da 21ª edição do CINE PE. As conversas...

Patrocinador Master

Patrocinador

Incentivo

Apoio Institucional

Apoio Cultural

Promoção

Realização