Histórico Cine PE 21 anos 

Apesar de 21 anos de histórias para contar, parece que foi ontem que tudo começou. É que, às vezes, uma década não corresponde a tanto tempo. Torna-se uma espécie de cometa fulgurante, que passa despercebido a olhos vistos. Ficam mesmo, na cabeça da gente, as lutas obstinadas, as lembranças marcantes e tudo mais que pode servir de “roteiro” para esse enredo. Na verdade, uma “história de cinema” como essa só nos faz lembrar daquele “filme” inesquecível, que insiste em “rodar” continuamente nas nossas memórias.

Aliás, no bojo de tantas lembranças, não há como esquecer dos primeiros dias. Árduos, diga-se de passagem, porque não se mostrava fácil pôr no papel o inusitado, simplesmente para “correr atrás” de um sonho tão pessoal. Da obstinação de um cidadão alheio ao meio até o fato de se colocar uma classe – e a própria cidade – no calendário dos festivais de cinema, muitas águas rolaram. Todavia, era inadmissível que o Recife, pioneiro da cinematografia nacional e berço de talentos criativos e empreendedores, continuasse sem um grande evento de cinema. Faltava-lhe, pois, a vitrine de toda uma cultura audiovisual que aqui foi sedimentada. Sendo assim, pesou o sonho. E ele foi materializado de um modo tal que qualquer pedra que pudesse existir como empecilho fosse logo removida.

Fez-se, assim, a luz. E se fez também a luta. Dificuldades e desencontros à parte, o que vem à tona agora são as boas lembranças. Lembranças estas que ajudaram a tornar real esse importante projeto cultural. O que vale, nessa circunstância, é o aprendizado com os companheiros de vários festivais. Ou mesmo, outras tantas experiências adquiridas com a convivência junto aos profissionais de cinema. Foram exemplos que serviram de verdadeiras escolas, nas quais a obstinação e a capacidade de produção representaram matérias obrigatórias. Nesse ritmo, tudo então foi acontecendo de forma rápida e transformadora. O Recife não só conquistou seu espaço no calendário, mas o fez com a mesma pujança e grandeza que sempre caracterizaram a alma do seu povo. Dele, aliás, há uma “nação” de apaixonados pelo cinema. Bendito e assíduo público, que foi capaz de construir o festival de maior participação popular do país, preparado para ser inserido em qualquer “manual de recordes”.

Hoje, temos o orgulho de ver um festival diferente daquele de anos atrás. Antes, só cinema. Agora, mais completo, inserido na linguagem do audiovisual. Um festival mais diversificado, profissional e empreendedor. Consolidado e respeitado no mercado, conforme as opiniões do público, do meio profissional, da imprensa especializada e dos patrocinadores. Neste particular, um dos maiores projetos culturais em mobilização de recursos de patrocínio, em todo o Norte/Nordeste, independente da utilização ou

não do benefício fiscal concedido. Enfim, um evento facilmente reconhecido como uma das principais referências de efervescência cultural que ocorre em todo o estado.

Este é, portanto, o perfil do CINE PE, após 21 anos de exercício profícuo. Na exibição, na formação de platéia, na difusão da informação e no treinamento o festival se tornou o grande encontro dos “profissionais da indústria” e dos “apaixonados pela arte”. Um evento ímpar, que trouxe e continuará trazendo a marca do empreendedorismo cultural e dos pernambucanos. Uma bela “montagem” do que há de melhor no audiovisual brasileiro. Como numa “trilha sonora” harmoniosa que é digna de admiração e capaz de encantar a todos. Para orgulho de nossa gente!

Dessa forma, no período de 02 a 08 de Maio a cidade do Recife se transformará no palco do cinema nacional e internacional. Serão exibidos os melhores filmes brasileiros e internacionais e estarão presentes a classe audiovisual constituída por cineastas que fizeram nome no cinema nacional, assim como jovens realizadores, produtores, atores e atrizes farão parte do conjunto de pessoas que abrilhantarão a programação do CINE PE 2017, sendo esta composta por Mostras Competitivas, Mostra de Cinema Infantil e Mostras em Bairros Populares. Desejamos a todos um Feliz CINE PE 2017!!!

Realização

Apoio Institucional

Promoção