ATUM, FAROFA & SPAGHETTI (SP) – Documentário – 95’

Sinopse: “Atum, farofa & spaghetti é um documentário que nasce para registrar uma intensa viagem entre amigos chefs. São eles: Joca Pontes, Duca Lapenda e André Saburó, nomes que figuram com destaque na cena gastronômica pernambucana, assim como no Brasil e pelo mundo. Como pano de fundo, um chamado para que Joca realizasse um jantar no Zé Kitchen Galerie, renomado restaurante com uma estrela Michelin, no qual o pernambucano trabalhou na temporada em que viveu em Paris. Ele aceita o convite, mas articula para que os tais colegas de profissão estivessem neste projeto. Assim, desenhou-se um roteiro em busca das origens e histórias de cada um, a fim de identificar como raízes familiares e vivências pessoais deixaram marcas em suas personalidades culinárias. Para tanto, a obra segue os moldes de um Road Movie, ou seja, um ‘filme de estrada’, no qual os caminhos têm função essencial na estrutura que permeia a obra. O ponto de partida é a capital pernambucana, Recife, com paragens em Roma e Maratea, na Itália; Paris, na França; Tóquio, Nagazaki e Sasebo, no Japão. Paralelamente à pilar, Riccardo P. Rossi, cineasta italiano e diretor do filme, construiu uma narrativa documental que propõe a divulgação dos ingredientes regionais e a valorização da cultura gastronômica de Pernambuco. Ao mesmo tempo, é uma reflexão sobre a gastronomia brasileira, sua essência e seus insumos, que naturalmente sofreram influência dos fortes e tantos fluxos de imigração no país, formando consequentes gerações com traços estrangeiros e que ajudam a compor um Brasil tão múltiplo. O filme é fruto de seis anos de trabalho, totalmente independente.

Direção: Riccardo P. Rossi

Roteiro: Riccardo P. Rossi

Produção: Valdo Mendola

Fotografia: Marina Brito

Montagem: Paulo Sano

Trilha Sonora: Várias Vímeo Store Music

Editor de Som: Adriano Lemos

Animação: Nicolas Monasterio

Elenco: Joca Pontes, André Saburo Matsumoto, Duca Lapenda.

Participação: Willian Leduiel, Raphael Rego e Zayu Hasegawa. Contato: rpr@popfilmes.com.br / (11) 99789-6995

DUAS MULHERES (PE) – Ficção – 15’

Sinopse: Em um quarto bagunçado, um tapa derruba uma mulher no chão. A agressora, parece enlouquecida, banhada em raiva e lágrimas. O motivo que leva as duas, aparentemente velhas conhecidas, a esse estado não é imediatamente revelado. Rapidamente somos transportados para outra época, a década de 70: violência, repressão, ditadura, a geração hippie, a contracultura. Reencontramos essas duas mulheres, agora amigas, em uma sala de cinema. Inicia-se aqui um quebra-cabeças a ser montado, onde o presente, passado e ilusão misturam-se, confundem-se.Inspirado num conto de Ronaldo Correia de Brito, do livro Retratos Imorais, Duas Mulheres conta uma história sobre as emoções e os limites do amor e da amizade. Até aonde vai a amizade e aonde começa o amor. Duas personagens se embrenham nessa confusão de nomenclaturas, de fronteiras, de sentimentos e espaços.

Direção: Marcelo Brennand

Roteiro: Anna Carolina Francisco e Marcelo Brennand

Produção: REC Produtores e Zéfiro Filmes

Fotografia: Beto Martins

Montagem: João Maria

Trilha Sonora: Flores Astrais

Editor de Som: Gera Vieira

Desenho de Som: Catarina Apolônio

Direção de Arte: Diogo Balbino

Figurino: Andrea Monteiro

Animação: Gian Di Sarno

Atriz Principal: Malu Bierrenbach, Gilda Nomacce

Elenco: Miriã Possani, Anaterra Veloso

Atriz Coadjuvante: Miriã Possani, Anaterra Veloso Contato: marcelo@zefirofilmes.com.br / (11)98175-9772

O CASO DIONISIO DIAZ (RJ) – Documentário – 54’

Sinopse: A história verídica do menino/ herói, que virou Santo: Aos 9 anos, em 1929, na cidade de Treinta y tres (Uruguai), após assistir a chacina de sua família e ser ferido na barriga, carregou nos braços a sua irmã de 15 meses por 8 km e morreu em seguida após deixar a bebe salva em mãos seguras.

Direção: Chico Amorim / Fabiana Karla

Roteiro: Chico Amorim / Fabiana Karla

Produção: Bruno Muniz

Fotografia: Baldemar Campos

Montagem: Walter Klecius

Trilha Sonora: JC Salvatierra Contato: chicocine@hotmail.com / (21) 96557-0958

REAL – O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA (SP) – Ficção – 90’

Sinopse: O filme “Real – O Plano Por Trás da História”, uma livre adaptação do livro “3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão”, de Guilherme Fiuza, estreia em 18 de maio nas salas de cinema de todo o país.

Direção: Rodrigo Bittencourt

Roteiro: Mikael de Albuquerque

Produção: Ricardo Fadel Rihan

Co-produção: Marco Antônio Audrá

Fotografia: Fabio Burtin

Montagem: Hélio Vilela, Chico Ribeiro e Stefano Wilden Jaillon

Trilha Sonora: Maycon Ananias e Rodrigo Bittencourt

Editor de Som: Ariel Henrique

Direção de Arte: Chico de Andrade

Figurino: Marielle Vasconcellos

Ator: Emilio Orciollo Netto

Atriz: Paolla Oliveira

Ator Coadjuvante: Tato Gabus Mendes

Atriz Coadjuvante: Mariana Lima

Elenco: Emílio Orciollo Netto, Norival Rizzo, Paolla Oliveira, Mariana Lima, Bemvindo Sequeira, Tato Gabus Mendes, Cassia Kis, Klebber Toledo Contato: m.audra@maristelafilmes.com.br / (11) 99978-8123

Patrocinador Master

Patrocinador

Apoio Institucional

Apoio Cultural

Promoção

Realização